INTRODUÇÃO

O IAAC, Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, juntamente com a Plataforma Redes | Palavras Cruzadas de Iberoamérica, decidiram lançar um mestrado online sobre cidades.

O Mestrado Online em Cidades: O Urbanismo Próximo, destina-se a profissionais iberoamericanos formados em disciplinas tais como arquitetura, planejamento urbano, ciências sociais, biologia, ecologia, engenharias, informática ou economia, entre outras.

O Mestrado concentra-se em questões que representam os grandes desafios contemporâneos em torno do conceito de cidade como o mais complexo sistema dinâmico de intercâmbio e interação inventado pela Humanidade.

Continuamos aceitando inscrições para o ano letivo de 2021 *. Se inscreva hoje!

Acesse o formulário de inscrição

* Inscrições recebidas após 31 de julho serão aceitas e analisadas SOMENTE se ainda houver vagas disponíveis no programa de mestrado selecionado.

A quem se dirige?

O Mestrado Online em Cidades (MOeC), é um mestrado de 1 ano concebido para profissionais que procuram obter certificações na esfera de Planejamento e Desenho Urbano, mas que requerem de um horário flexível para conciliação de compromissos profissionais e pessoais.

Também é para quem procura uma titulação alternativa e acessível. Tanto seja um recém graduado universitário como um profissional experiente que busca atualizar as suas competências e habilidades com os conhecimentos mais atuais, o mestrado oferece valor em qualquer da sua carreira.

Ensino à distância para profissionais que trabalham.

Este mestrado está especialmente dirigido aos profissionais que buscam um mestrado certificado em Cidades e Urbanismo, sem a necessidade de viajar ou deslocar-se para o estrangeiro. Oferece ensino à distância por especialistas em Arquitetura e Urbanismo, liderado por professores do IAAC e por um elenco de profissionais transdisciplinares líderes no setor.

Com o MOeC, podem alcançar uma educação de ponta sem interromper o seu horário de trabalho ou a sua vida cotidiana. É concebido academicamente como um espaço de formação e atualização, compatível com a vida profissional e familiar de um estudante latino americano, espanhol ou português, de qualquer idade, que resida em seus países de origem ou em qualquer parte do mundo.

Aprendizagem flexível, acessível e certificada:

O programa acadêmico do IAAC será desenvolvido completamente online, podendo assistir às aulas tanto de forma direta como de forma diferida. Isto faz que o curso seja mais acessível do que um programa de mestrado tradicional, oportunando acesso à mais pessoas à uma formação de excelência.

Todas as aulas serão registadas e gravadas, de modo que os alunos poderão estudar e submeter trabalhos seguindo seu próprio horário.

O Mestrado se organiza em três áreas específicas ou módulos de conhecimento, chamados cidades:

  • CIDADE 1, Ecologia e Alterações Climáticas
  • CIDADE 2: Inovação e Economia Circular
  • CIDADE 3: Cidade e Cidadãos

Três módulos que tratarão, primeiro das disciplinas dos fenômenos urbanos, especialmente aqueles que têm a ver com a luta contra as mudanças climáticas, o segundo com os que representam um diálogo multidisciplinar centrado na cidade, com especial interesse no modelo de economia circular e no impacto tecnológico, e finalmente o terceiro com as novas exigências sobre o espaço social a que se destinam: um novo pacto entre a cidade e os seus cidadãos para um desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e de progresso.

Em cada um deles serão desenvolvidos as temáticas específicas, através de uma extensa lista de professores convidados, entre os quais contamos com prestigiados profissionais de distintas gerações e disciplinas, desde Urbanismo Ecossistêmico a Dados em Tempo Real, até Indústria 4.0 a Fab-labs, e desde a cidade inclusiva até à cidade próxima. Cada curso aborda conteúdos teóricos e práticos, e também contemplam cursos em ferramentas digitais que permitirão aos estudantes aplicar tecnologia avançada em cada um dos seus projetos.

Os três módulos terão a sua própria Oficina de Projeto:

Onde explorar em práticas e ideias as possibilidades e futuros das distintas visões, aplicadas de uma forma particular a cada estudo de caso local.

O conjunto de créditos é completado por uma OFICINA DE TESE especialmente desenhada para ajudar os alunos a formalizar as suas estratégias e visões em verdadeiras prospecções filosóficas, técnicas e políticas, finalmente projetuais, em um momento crucial para as cidades iberoamericanas.

Este conjunto de visões únicas, as teses de cada aluno, participarão no final do Mestrado de um Congresso Presencial em Barcelona, o I Congresso Redes-Palavras Cruzadas na iberoamérica, para expor, debater e partilhar com profissionais de destaque convidados para esta ocasião.

Finalmente todo o Mestrado terá acesso a uma série temática de conferências, colóquios e diálogos ao longo do curso: o Fórum Redes, que acompanhará cada módulo com distintas conferências de profissionais de excelência dentro da ampla geografia cultural em língua espanhola e portuguesa.

Master in Cities: o Urbanismo Próximo, terá a duração de 1 ano, e tem agendada a sua conferência inaugural na próxima sexta-feira, 3 de Setembro de 2021.

Contato: Coordenação Geral – [email protected]

Mestrado em cidades: o Urbanismo Próximo é um projeto IaaC-Redes

(Pendente de acreditação pela UPF).

MAESTRIA ONLINE EM CIDADES: O URBANISMO PRÓXIMO
Edição 1ª Edição
TítuloMestrado em Cidades
DiretoresMaite Bravo, Salvador Rueda, Ariadna Cantis, Manuel Gausa, Willy Müller
Créditos60 ECTS*
Duração1 ano de Setembro de 2021 para Agosto de 2022 – Dedicação integral
IdiomaEspanhol
Precio 5400 €
AdmissãoGraduado em Arquitetura, Urbanismo, Ciências Sociais, Biologia, Ecologia, Engenharia, Informática, Economia e outras disciplinas afins.

FORMATO DO PROGRAMA

MAESTRIA EM  CIDADES: O urbanismo próximo

Requer a conclusão de 3 módulos + Tese de Mestrado
Créditos: 60 ECTS*
Duração: 12 meses Setembro 2021 – Julho 2022
Língua: espanhol – língua oficial do Mestrado – língua portuguesa aceitada.
Formato: Online

 

OPÇÃO DE ACREDITAÇÃO DUPLA

Convênios do Mestrado com Instituições Acadêmicas Iberoamericanas para uma acreditação dupla.


 

MÓDULO 1: Ecologia e Alterações Climáticas
Créditos: 15 ECTS
Duração: 3 meses Setembro 2021 – Novembro 2021
Formato: Online


 

MÓDULO 2: Inovação e Economia Circular
Créditos: 15 ECTS
Duração: 3 meses Novembro 2021 – Março 2022
Formato: Online


 

MÓDULO 3: Cidade e Cidadãos
Créditos: 15 ECTS
Duração: 3 meses Março 2022 – Maio 2022
Formato: Online


 

MÓDULO 4: WORKSHOP DE TESE
Créditos: 15 ECTS
Duração: 3 meses Maio 2022 – Julho 2022
Formato: Online

*(Pendente de credenciamento pela UPF)



FÓRUM DE REDES:
Ciclo de conferências, colóquios e diálogos sobre os temas de cada módulo com convidados especiais e pessoal docente.
Duração: O curso inteiro, de Setembro de 2021 a Julho de 2022.

 

I Congresso Redes, Palavras Cruzadas de Iberoamérica.
Agosto 2022/ Apresentação das Teses.

PROGRAMA ACADÉMICO

MÓDULO 1: Ecologia e Mudança Climática
1-1 Introdução ao Urbanismo Ecossistêmico
1-2 Indicadores Urbanos
1-3 Novas Mobilidades
1-4 Ecossistemas Urbanos
1-5 Workshop de Projeto

MÓDULO 2: Inovação e Economia Circular
2-1 Inovação e Economia Circular
2-2 Da economia azul para a economia da felicidade
2-3 FAB-CITY Cidade e Indústria Transformadora 4.0
2-4 Dos índices aos dados em tempo real
2-5 Oficina de Projetos

MÓDULO 3: Cidade e Cidadãos
3-1 Cidade Sensível
3-2 Cidade e Equidade
3-3 Cidade e Comunicação
3-4 Cidade Próxima
3-5 Oficina de Projetos

MÓDULO 4: WORKSHOP DE TESE
4-1 Introdução à Tese – Oficina Shuttle
4-2 Teoria e História
4-3 Teoria e Crítica
4-4 Tese de Mestrado

FORO REDES: de Setembro de 2021 a Julho de 2022.

O mestrado é complementado por uma série de conversas, palestras, e debates com convidados acadêmicos, especialistas, profissionais, líderes internacionais que ligam o pensamento e a prática com a história das ideias e as condições socioculturais em mudança no contexto contemporâneo, atendendo aos diferentes tópicos de estudo de cada módulo e abrindo o foco a outros conteúdos menos esperados.

I CONGRESSO REDES – PALAVRAS CRUZADAS NA IBERO-AMERICA.
Presencial / agosto de 2022* data por confirmar 

MÓDULOS DETALHADOS

MÓDULO 1: Ecologia e Mudança Climática

O primeiro módulo é direcionado ao estudo das mudanças climáticas e da ecologia nos ambientes urbanos, uma temática que constitui um dos paradigmas mais relevantes e urgentes deste século. Ao longo deste módulo, os estudantes receberão os conhecimentos mais avançados sobre urbanismo ecossistêmico, entornos urbanos e seus ecossistemas, e novas mobilidades, abrangendo desde os fundamentos teóricos até ao estudo de exemplos práticos implementados com sucesso em algumas cidades contemporâneas. Serão estudados indicadores urbanos, utilizando ferramentas digitais avançadas para análise e avaliação aplicadas a casos de estudos específicos.

O Laboratório do Projeto permitirá a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos cursos teóricos, e se utilizarão ferramentas digitais avançadas para a análise, avaliação e formulação de propostas urbanas aplicadas a casos de estudo em contextos e realidades específicas, onde os estudantes poderão propor soluções inovadoras para as cidades do século XXI capazes de responder aos desafios das mudanças climáticas.

Este módulo é composto pelos seguintes cursos:

1 – 1 Introdução ao Urbanismo Ecossistêmico:

O Urbanismo Ecossistêmico consiste em integrar modelos urbanos alternativos em torno da morfologia, funcionalidade, mobilidade e energia para melhorar as condições de habitabilidade no espaço público, a fim de alcançar cidades mais sustentáveis. Este curso introdutório explora os fundamentos teóricos do urbanismo ecossistêmico, baseado em eixos e princípios fundamentais, com base na experiência e investigação do Professor Salvador Rueda, convidado neste Mestrado, incluindo a renaturalização urbana, a malha urbana ortogonal e a teoria das superquadras como novos modelos urbanos.

1 – 2 Indicadores Urbanos

Este curso explora algumas das ferramentas digitais disponíveis para a análise, avaliação, representação e gestão de ambientes urbanos. Os estudantes explorarão as capacidades fornecidas por várias plataformas digitais para visualizar, editar, analisar e gerir dados, a fim de formularem mapas altamente personalizados.

1 – 3 Novas Mobilidades

Este curso explora aspectos relacionados com a mobilidade urbana, incluindo novos modos de transporte, acesso ao transporte público, e a integração de redes de transporte com o espaço público e redes verdes. Estudará também o impacto das tecnologias digitais nos sistemas de mobilidade, a utilização de dados multidimensionais, e o futuro potencial para a sua gestão e monitoramento.

1 – 4 Ecossistemas Urbanos

Este curso aborda o estudo de Ecossistemas Urbanos numa perspectiva multidisciplinar, integradora e dinâmica para abordar projetos a partir de uma concepção de ambientes e espaços com múltiplos objetivos, tais como promover a participação dos cidadãos, conceber espaços públicos de qualidade e a sua integração vital com a dinâmica do ambiente.

1 – 5 Workshop de Projeto

Workshop que aborda os problemas do design urbano baseado no conceito de metabolismo urbano, onde os aspectos analíticos, estratégicos e de projeto são enfatizados em torno da cidade ecossistêmica, as suas interdependências, e os seus processos de design.  O workshop será dirigido por arquitetos e urbanistas de IAAC e Plataforma Redes.

MÓDULO 2: Inovação e Economia Circular

Este módulo centra-se no estudo da inovação nas cidades contemporâneas, e na aplicação de princípios teóricos em torno da inovação e da cidade produtiva, o que nos aproximará da FAB-CITY e da Industrial Manufacturing 4.0.

Estudaremos também como evoluir da economia azul para a economia da felicidade, conforme definido pelo economista Gunter Pauli, professor deste Mestrado, e exploraremos de forma complementar, como passar de índices para dados em tempo real para o estudo de fenômenos urbanos utilizando ferramentas computacionais, e abordaremos questões aplicadas a casos específicos na Oficina de projetos.

Este módulo integra os seguintes cursos:

2 – 1 Inovação e Economia Circular.

Este curso aborda a economia circular e a cidade produtiva, através da inovação estratégica e da sua implementação em vários contextos e realidades. Serão estudadas as Startups que lidam com problemas relacionados com BIG Data, projetos estratégicos, inovação e empreendedorismo coorporativo em grandes empresas, universidades e instituições públicas e privadas.

2 – 2 Da Economia Azul à Economia da Felicidade

Curso que explora a teoria da “Economia Azul” de Gunter Pauli, para abordar um problema de grande proporção a nível mundial, que visa mudar a forma como entendemos o ambiente, a agricultura, a manufatura, os resíduos, entre muitas outras questões. Este conceito holístico e inovador propõe uma abordagem que investiga os ecossistemas naturais para serem eficientes na produção de bens e serviços, através de uma responsabilidade partilhada, em respeito pelas gerações futuras em um círculo de desenvolvimento sustentável com o planeta, propondo uma forma de redesenhar todo o nosso modo de vida e de o conduzir à semelhança da natureza, com o objetivo final de que os seus cidadãos possam alcançar a felicidade.

2 – 3 FAB-CITY Cidade e Indústria Transformadora 4.0

Curso relacionado com a utilização de novas tecnologias e ferramentas de fabricação digital e o seu efeito transformador na forma como as pessoas consomem, produzem e se relacionam umas com as outras, ao ponto de gerar novos modelos de cidades dentro de um novo paradigma da Indústria 4.0.

2 – 4 De índices para dados em tempo real

Este curso explora a grande diversidade de dados em tempo real provenientes de diferentes fontes e formatos, que precisam de ser analisados e processados em conjunto para gerar modelos de visualização e mapas de dados especialmente orientados para a tomada de decisões para objetivos específicos. Alguns tópicos incluem: BIG Data, Normalização e Geocodificação baseadas na Localização; Análise Preditiva, e Inteligência Artificial.

2 – 5 Oficina de Projetos

Workshop que enfatiza alguns aspectos estratégicos e de projeto em torno da cidade da inovação, a economia circular e os seus processos de concepção. Explora a multiescalaridade dos habitats urbanos, a concepção de interações com as suas múltiplas relações, com ênfase nos cidadãos, redes e nós, que promovem uma nova inteligência urbana integradora e dinâmica.

O workshop será dirigido por arquitetos e urbanistas de IAAC e Plataforma Redes.

MÓDULO 3: Cidade e cidadãos

Este módulo centra-se no estudo da cidade em torno dos seus cidadãos, entendendo a cidade como uma plataforma participativa e multidimensional. Conceitos inovadores são estudados dentro de uma visão integradora da cidade dos cuidados, aplicando princípios de equidade e diversidade. As propostas inovadoras para uma cidade próxima dos seus cidadãos serão formuladas na Oficina de Projetos.

Os cursos seguintes integram este Módulo:

3 – 1 Cidade Sensível

Este curso explora as dimensões subjetivas, multidimensionais e biológicas das cidades propondo uma visão integradora do ambiente, da economia e da sociedade. Vários modelos arquitetônicos e urbanísticos de cidades serão estudados para abrir um vasto campo de alternativas e oportunidades sobre a concepção, utilização e governança das cidades do futuro, com o objetivo de cuidar dos seus habitantes.

3 – 2 Cidade Equitativa

Um curso que procura estudar as culturas nativas americanas a justiça climática e a sustentabilidade com enfoque na história e urbanização, questionando o status quo e desafiando o paradigma espacial e ambiental prevalecente nas cidades de hoje. São exploradas soluções para permitir aos cidadãos o exercício dos seus direitos de intercâmbio, cultura, lazer e entretenimento, expressão e demonstração, movimento, bem como o direito a um ambiente saudável.

3 – 3 Cidade e Comunicação.

Este curso explora o impacto das comunicações, informação e redes sociais na forma como os habitantes se relacionam e interagem, e os seus efeitos na participação, governança e gestão das cidades contemporâneas.

3 – 4 Cidade Próxima

Este curso explora, através da comparação de diferentes experiências em todo o mundo, questões prioritárias das cidades contemporâneas sob lógicas específicas: Lógica Ambiental associada às alterações climáticas e eficiência energética; Lógica Social com aspectos de igualdade, equidade, migrações e colaboração; Lógica Digital relacionada com informação e comunicação; Lógica Tectônicas de materiais e construção; e Lógica Cultural em torno de ideias e pensamento.

3- 5 Oficina de Projetos

Este laboratório explora o processo de concepção a partir de uma perspectiva de participação e gestão social, desde a fase de análise, síntese, proposta, até ao desenvolvimento integral de um projeto urbano.

O workshop será dirigido por arquitetos e urbanistas de IAAC e Plataforma Redes.

MÓDULO 4: TESE MESTRADO

Este módulo final é organizado com um primeiro workshop de introdução à tese, apoiado por dois cursos, um sobre teoria e história, e outro sobre teoria e crítica, que servirá como apoio direto para o desenvolvimento da tese de mestrado.

4-1 Oficina SHUTTLE

Este workshop introdutório à Tese foi especialmente concebido para ajudar os estudantes a identificar temas do seu interesse em torno das suas cidades e a formalizar as suas estratégias e visões em prospecções filosóficas, técnicas, políticas e projetuais reais, em um momento crucial para as cidades latino americanas.

4-2 Teoria e História

Este curso explora os fundamentos do urbanismo contemporâneo através do estudo de algumas das referências teóricas, operacionais e práticas mais significativas da história recente do urbanismo e da arquitetura, o que permitirá a construção de um discurso teórico e de projeto para apoiar os fundamentos da tese de mestrado.

4-3 Teoria e Crítica

Um curso que estuda a teoria em torno das cidades, revendo as referências filosóficas mais significativas da atualidade, que ajudam os estudantes a posicionar as suas teses dentro de um discurso teórico a partir de uma perspectiva filosófica e crítica para abordar os paradigmas das cidades do século XXI.

4-4 Tese de Mestrado.

A dissertação representa a acumulação dos estudos do Mestrado, através do desenvolvimento de um tema de investigação de interesse para cada aluno com o apoio direto de um tutor especializado. A Tese de Mestrado é um conjunto de visões únicas sobre a cidade, que fará parte de uma conferência presencial em Barcelona no final do Mestrado, o I Congresso Redes-Palavras Cruzadas de Iberoamérica.

A equipe de tutores e jurados será composta por todos os membros do corpo docente deste Mestrado.

FÓRUM DE REDES

Durante o desenvolvimento do programa, os estudantes terão acesso a uma série temática de conferências, colóquios e diálogos: o Fórum Redes, dirigido e moderado pelos diretores da Plataforma Redes, Ariadna Cantis e Willy Müller, que acompanhará cada módulo com várias palestras de profissionais de excelência dentro da ampla geografia cultural da língua espanhola e portuguesa.

#ambiente
REPENSAR O ESPAÇO PÚBLICO

#governança
A NOVA GOVERNAÇÃO

#saúde #equidadeSocial
A CIDADE DOS CUIDADOS

#beyondArquitetura
ARTE E CIDADE

#genero
GÊNERO E CIDADE

#comunicação
COMUNICAR URBANISMO-COMUNICAÇÃO DA CIDADE

ALGUMAS PALAVRAS DE DIRETORES E PROFESSORES

PERFIL DO ESTUDANTE

La Maestría Online en Cidades: El Urbanismo Próximo, é dirigido a profissionais ibero-americanos formados em disciplinas como arquitetura, urbanismo, ciências sociais, biologia, ecologia, engenharia, informática ou economia, entre outras.

La Maestría Online enfoca os temas que representam os grandes desafios contemporâneos de nosso tempo em torno do conceito da própria cidade como o mais complexo sistema dinâmico de intercâmbio e interação inventado pela humanidade.

FACULTADE

Equipe de direção:

Ariadna Cantís, Salvador Rueda, Manuel Gausa, Maite Bravo y Willy Müller.

Direção acadêmica: Maite Bravo

Comitê Científico + Plataforma Redes (corpo docente) *
Xavier Marcet, José Mª Ezquiaga, Gunter Pauli, Jaime Lerner, Belinda Tato, Vicente Guallart, Areti Markoupoulo, Tomás Diez, Izaskun Chinchilla, Luis Falcón, Javier Peña, Michel Rojkind, Daniel Ibáñez, Rodrigo Langarica, Ricardo Devesa, Alejandro Haiek, Jordi Vivaldi , Florencia Rodriguez, Ana Mª Durán, Adela Rangel, Carlos Cefis, Tiago Holzman. Danielle Nina, Dominique Mashini, Aurora Adalid, Camila Alvarez, Francisco Villeda, Irina Urriola, Fabio Capra, Juan Pablo Porta, Raul Arteca, Nicolás Valencia, Pola Mora.

Coordenação: Laura Guimarães

Direção da arte: Irina Urriola

* por confirmar / Mayo 2021

Willy Müller

Urban Sciences Lab Director / MOeC Co-Director / MAA, MaCT Seminar Faculty / X-Urban Design Studio Leader / Board of Trustees Member

View details

Urban Sciences Lab // MOeC Co-Director

View details
IAAC Faculty

MOeC Academic Director / MaCAD Faculty

View details
Manuel Gausa

MOeC Co-Director / MAA Senior Faculty / Advanced Theory Director / MaCT Seminar Faculty / PhD Supervisor

View details
Salvador Rueda

MOeC Co-Director / Ecologist / President Fundación Ecología Y Territorio, Barcelona

View details

Universidades Associadas

Temos o prazer e orgulho de contar com distintas universidades latino-americanas associadas, que apoiam o programa e trabalham com a gente para proporcionar mais possibilidades a nossos estudantes em seus países de origem ou países próximos.