INTRODUÇÃO

O IAAC, Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, juntamente com a Plataforma Redes | Palavras Cruzadas de Iberoamérica, lançaram um mestrado online sobre cidades.

O Mestrado Online em Cidades: O Urbanismo Próximo (MOeC) concentra-se em questões que representam os grandes desafios contemporâneos em torno do conceito de cidade como o mais complexo sistema dinâmico de intercâmbio e interação inventado pela Humanidade.

O 2º período de inscrição está aberto até 28 de fevereiro de 2023!

Aplique agora!

O concurso de bolsas da IAAC está aberto até 31 de janeiro de 2023!
Mais informações aqui!

A quem se dirige?

O Mestrado Online em Cidades (MOeC), é um mestrado de 1 ano concebido para profissionais que procuram obter certificações na esfera de Planejamento e Desenho Urbano, mas que requerem um horário flexível para conciliar compromissos profissionais e pessoais. 

Também é para quem procura um título alternativo e acessível. Tanto para um recém graduado universitário como para um profissional experiente que busca atualizar as suas competências e habilidades com os conhecimentos mais atuais, o mestrado oferece valor em qualquer etapa da sua carreira.

Ensino à distância para profissionais que trabalham.

Este mestrado está especialmente dirigido aos profissionais que buscam um mestrado em Cidades e Urbanismo, sem a necessidade de viajar ou deslocar-se para o exterior. Oferece ensino à distância por especialistas em Arquitetura, Urbanismo, Sociologia, Ecologia ou Economia, liderado por professores do IAAC e por um elenco de profissionais transdisciplinares líderes no setor.

Com o MOeC, podem alcançar uma educação de ponta sem interromper o seu horário de trabalho ou a sua vida cotidiana. É concebido academicamente como um espaço de formação e atualização, compatível com a vida profissional e familiar de um estudante latino americano, espanhol ou português, de qualquer idade, que resida em seus países de origem ou em qualquer parte do mundo.

Aprendizagem flexível e acessível:

O programa acadêmico do IAAC será desenvolvido completamente online, podendo assistir às aulas tanto de forma direta como de forma direta (ao vivo, por videoconferência) como de forma diferida (assistindo as gravações). Isto faz que o curso seja mais acessível do que um programa de mestrado tradicional, dando oportunidade de acesso a mais pessoas a uma formação de excelência.

Todas as aulas são gravadas e guardadas, de modo que os alunos poderão estudar e enviar trabalhos seguindo seu próprio horário.

O Mestrado se organiza em três áreas específicas ou módulos de conhecimento, chamados cidades:

  • CIDADE 1: Ecologia e Mudanças Climáticas
  • CIDADE 2: Inovação e Economia Circular
  • CIDADE 3: Cidade e Cidadãos

Três módulos que tratarão, primeiro das disciplinas dos fenômenos urbanos, especialmente aqueles que têm a ver com a luta contra as mudanças climáticas, o segundo com os que representam um diálogo multidisciplinar centrado na cidade, com especial interesse no modelo de economia circular e no impacto tecnológico, e finalmente o terceiro com as novas exigências sobre o espaço social a que se destinam: um novo pacto entre a cidade e os seus cidadãos para um desenvolvimento urbano sustentável, inclusivo e de progresso.

 

O conjunto de créditos é completado pelo Módulo 4 de OFICINA DE TESE especialmente desenhada para ajudar os alunos a formalizar as suas estratégias e visões em verdadeiras prospecções filosóficas, técnicas e políticas, finalmente projetuais, em um momento crucial tanto para as cidades iberoamericanas, como a nível mundial.

Este conjunto de visões únicas, as teses de cada aluno, participarão no final do Mestrado de um Congresso Presencial em Barcelona, o Summit REDES – O Urbanismo Próximo. Os estudantes podem participar deste evento pessoalmente ou on-line, apresentando suas teses finais, expondo, e debatendo idéias com seus professores e outros profissionais convidados para esta ocasião.

MESTRADO ONLINE EM CIDADES: O URBANISMO PRÓXIMO
Edição 3ª Edição
Título Mestre em Cidades
Equipe de Direção Salvador Rueda, Ariadna Cantis, Manuel Gausa, Willy Müller, Maite Bravo
Créditos 60 ECTS*
Duração 11 meses, de setembro de 2023 a julho de 2024 – Dedicação em meio período
Idioma oficial Espanhol
Preço  6000 €
Admissão Graduado em Arquitetura, Urbanismo, Ciências Sociais, Biologia, Ecologia, Engenharia, Informática, Economia e outras disciplinas afins.

 

*Programa com acreditação em processo de validação.

PROJETOS DE ESTUDANTES

FORMATO DO PROGRAMA

MESTRADO ONLINE EM CIDADES: O Urbanismo Próximo

Requer a conclusão de 3 módulos + Tese de Mestrado
Créditos: 60 ECTS*
Duração: 11 meses – Setembro 2023 – Julho 2024
Idioma: Espanhol – língua oficial – e português – língua aceita
Formato: Online

 

OPÇÃO DE ACREDITAÇÃO DUPLA

O Mestrado está atualmente desenvolvendo acordos com Instituições Acadêmicas Ibero-Americanas, a fim de promover futuras duplas titulações.


MÓDULOS

MÓDULO 1: Ecologia e Mudanças Climáticas

O primeiro módulo é direcionado ao estudo da mudança climática e da ecologia nos ambientes urbanos, uma temática que constitui um dos paradigmas mais relevantes e urgentes deste século. Ao longo deste módulo, os estudantes receberão os conhecimentos mais avançados sobre urbanismo ecossistêmico, entornos urbanos e seus ecossistemas, abrangendo desde os fundamentos teóricos e históricos até o estudo de exemplos práticos implementados com sucesso em algumas cidades contemporâneas.

A Oficina de Projeto permitirá a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos nos cursos na análise, avaliação e formulação de propostas urbanas, aplicadas a estudos de caso em contextos e realidades específicas, onde os estudantes poderão propor soluções inovadoras para as cidades do século XXI capazes de responder aos desafios da mudança climática.

Este módulo é composto pelos seguintes cursos:

Urbanismo Ecossistêmico
Dados: a Velocidade do Urbanismo
Ecossistema Urbano
Urban Next
Oficina de Projetos 1

MÓDULO 2: Inovação e Economia Circular

Este módulo enfoca o estudo da inovação nas cidades contemporâneas, e a aplicação de princípios teóricos e práticos em torno da inovação e da cidade produtiva, que nos aproximam da FAB-CITY e da Fabricação Industrial 4.0.

Estudaremos como incorporar os conceitos de economia circular e economia azul no desenvolvimento urbano. Exploramos como passar de índices para dados em tempo real para a representação de fenômenos urbanos, e abordamos questões logísticas e produtivas aplicadas a casos específicos no Oficina do Projeto.

Este módulo integra os seguintes cursos:

Inovação Pública
A Economia Azul
Mapas Dinâmicos
Economias Emergentes em Bio-Regiões Produtivas
Trópico Urbano
Oficina de Projetos 2

MÓDULO 3: Cidade e cidadãos

Este módulo centra-se no estudo da cidade em torno de seus cidadãos, entendendo a cidade como uma plataforma participativa e multidimensional. Conceitos inovadores são estudados dentro de uma visão integradora da cidade dos cuidados, aplicando princípios de equidade e diversidade.

Serão estudados diferentes contextos comunitários, especialmente dentro da realidade ibero-americana, desde favelas, passando por bairros periféricos e centrais, até cidades intermediárias e urbanizações dentro da floresta tropical amazônica. Finalmente, serão formuladas propostas inovadoras para uma cidade mais próxima de seus cidadãos na Oficina do Projeto.

Os cursos seguintes integram este Módulo:

A Cidade dos Cuidados
Cartografias Sociais
Comunidades
Amazônia Urbana
Da Cidade Intermédia à Cidade dos Intermediários
Oficina de Projetos 3

MÓDULO 4: TESE DE MESTRADO

Após 3 módulos de desenvolvimento das propostas nas 3 Oficinas de Projetos, com contribuições dos diferentes temas e assuntos em cada um, o Módulo 4 focaliza o aprofundamento e a conclusão deste trabalho no formato de uma Tese de Mestrado. Os alunos terão aulas focadas nos projetos e em suas estruturas teóricas, para que possam desenvolver esta fase final com a ajuda de diferentes professores.

Também são oferecidos tutoriais individuais com o palestrante de sua escolha para refinar o conteúdo do trabalho final. Este conjunto de visões únicas, as teses de cada estudante, participarão ao final do Mestrado em uma Conferência presencial de 1 semana em Barcelona, o Summit REDES – O Urbanismo Próximo.

Os cursos seguintes integram este Módulo:

Workshop de Lançamento
Workshop de Projeto
Protopias Urbanas
Tutoriais de Tesis

FÓRUM REDES

Durante o desenvolvimento do programa, os estudantes terão acesso a uma série temática de conferências, colóquios e diálogos: o Fórum Redes, dirigido e moderado pelos diretores da Plataforma Redes, Ariadna Cantis e Willy Müller, que acompanhará cada módulo com várias palestras e debates de profissionais de excelência dentro da ampla geografia cultural da língua espanhola e portuguesa.

#meio ambiente
REPENSAR O ESPAÇO PÚBLICO

#governança
A NOVA GOVERNANÇA

#saúde #igualdade social
A CIDADE DOS CUIDADOS

#além da arquitetura
ARTE E CIDADE

#genero
GÊNERO E CIDADE

#comunicação
COMUNICAR URBANISMO-COMUNICAÇÃO DA CIDADE

PERFIL DO ESTUDANTE

O Mestrado Online em Cidades: O Urbanismo Próximo, é dirigido a profissionais ibero-americanos formados em disciplinas como arquitetura, urbanismo, ciências sociais, biologia, ecologia, engenharia, informática, psicologia ou economia, entre outras.

UNIVERSIDADES ASSOCIADAS

Temos o prazer e orgulho de contar com distintas universidades latino-americanas associadas, que apoiam o programa e trabalham com a gente para proporcionar mais possibilidades a nossos estudantes em seus países de origem ou países próximos.

CORPO DOCENTE

Equipe de direção: Salvador Rueda, Ariadna Cantis, Manuel Gausa, Willy Müller, Maite Bravo.

Coordenação Acadêmica: Laura Guimarães

Assistência de Coordenação: Renata Cleaver Malzoni

Comitê Científico + Plataforma Redes
Xavier Marcet, Vicente Guallart, Areti Markopoulou, José Mª Ezquiaga, Gunter Pauli, Belinda Tato, Jose Luis Vallejo, Tomás Diez, Izaskun Chinchilla, Luis Falcón, Javier Peña, Rodrigo Langarica, Ricardo Devesa, Alejandro Haiek, Jordi Vivaldi , Florencia Rodríguez, Camilo Restrepo, Ana Mª Durán, Adela Rangel, Carlos Cefis, Danielle Nina, Dominique Mashini, Francisco Villeda, Pedro Moraes, Marina Mazzamuto, Irina Urriola, Juan Pablo Porta, Nicolás Valencia, Berta Cormensana, Rodrigo Vargas,  Pablo Herreros, Claudia Tomateo, Juan Francisco Saldariaga, Alejandra Diaz, Michel Rojkind, Daniel Ibáñez,Tiago Holzman, Fabio Capra, Raul Arteca, Pola Mora, Aurora Adalid.

Direção da arte: Irina Urriola

ALGUMAS PALAVRAS DE DIRETORES E PROFESSORES

IAAC Co-founder / MOeC Co-director / Board of Trustees Member

View details

Urban Sciences Lab / MOeC Co-Director

View details
Manuel Gausa

MOeC Co-Director / MAA, MaCT Faculty / Advanced Theory Director / PhD Supervisor

View details
IAAC Faculty

MOeC Co-Director / MaCAD Faculty / Researcher Urban Sciences Lab

View details

MOeC Coordinator / Urban Sciences Lab Coordinator

View details
Jordi Vivaldi

MOeC, MAA, MaCT Faculty / Researcher Urban Sciences Lab

View details

Board of Trustees Member / MOeC Faculty

View details
Javier Peña Galiano

MAA Senior Faculty / MOeC Faculty

View details
Ricardo Devesa

MAA Senior Faculty / Theory and Advanced Knowledge / Actar Publishers & urbanNext.net / MOeC Faculty

View details
Renata-Malzoni-IAAC

Urban Sciences Lab Collaborator / MOeC Coordination assistant

View details
Luis Falcón

MaCT Studio Faculty / MOeC Faculty

View details

Outros Professoress:

Alejandra Diaz

Berta Cormensana 

Claudia Tomateo

Federico Colom

Marina Mazzamuto

Pablo Herreros

Pedro Lira

Pedro Moraes

Rodrigo Vargas

Tomas Diez

Tomas Vivanco

Xavier Guarderas